Por Sindsef Assessoria
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO tem buscado insistentemente respostas para diversas demandas de interesse de seus filiados. Desde o início da gestão, a Força Tarefa tem dialogado com parlamentares e autoridades nos Ministérios do Governo Federal. Diversos resultados foram obtidos e outros continuam em tratativas permanentes com a apresentação de emendas e encaminhamentos de reivindicações pelo sindicato.
Nesta semana (de 17 a 20/10), os diretores Almir José da Silva (Saúde), Flávia Hiromi Takahashi (Assuntos Educacionais), Francisco Torres/ Pimpolho (Ex-Território) e Maria José Dias Ferreira/ Mazé (Financeiro) estão em Brasília para representar a Diretoria Executiva do Sindsef/RO e novamente reivindicar a resolução de uma extensa pauta de demandas que continuam travadas, prejudicando os servidores federais de Rondônia.
CONFIRA COMO FORAM AS AGENDAS CUMPRIDAS PELA FORÇA TAREFA DO SINDSEF
REUNIÃO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
Para tratar sobre a suspensão das portarias de autorização para carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) dos professores do ex-Território de Rondônia. Na ocasião, a equipe técnica do MEC informou que as portarias foram suspensas por motivo de consulta quanto ao impedimento no período eleitoral. Confirmada a legalidade para divulgação, as portarias retornarão a ser publicadas já nos próximos dias.
REUNIÃO NA CEEXT
Na reunião, a Força Tarefa do Sindsef consultou a Comissão Especial dos ex-Territórios Federais (CEEXT) sobre os seguintes temas:
EMENDA 20
A reivindicação do Sindsef em prol dos professores que não foram contemplados com o direito ao enquadramento do EBTT apenas por terem a aposentadoria fundamentada pela Emenda Constitucional 20.
SITUAÇÃO: A equipe técnica da CEEXT informou que a Nota Técnica elaborada pelo DECIPEX (Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos) está pronta, inclusive teve a contribuição da Comissão. Neste momento, encontra-se na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para emissão de parecer.
PROFESSORES LEIGOS
Enquadramento dos professores leigos na transposição.
SITUAÇÃO: A CEEXT informou que está elaborado Nota Técnica com possibilidade do parecer da PGFN ser modificado nos moldes do que foi aplicado aos professores pioneiros.
NA X NI
Revisão dos processos de enquadramento dos servidores transpostos de NA para NI, ou seja, de Nível Auxiliar para Nível Intermediário.
SITUAÇÃO: A CEEXT informou que existe divergência de entendimento sobre o tema e por enquanto, segue aguardando decisão.