Entre os dias 06 e 17 de março, a Técnica de Laboratório Gleice Kelly Medeiros, servidora do município, participará de uma capacitação para diagnóstico de Hanseníase, Leishmaniose e Tuberculose. A capacitação está rendo realizada no Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN, em Porto Velho (RO).
A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Laura Guedes, destacou a importância de capacitar nossos profissionais, de modo que através desse treinamento, o município irá oferecer diagnóstico de qualidade, nesses três agravos, trazendo melhoria para a saúde pública.
A Administração Gestão e Trabalho segue trabalhando para melhorar as condições de trabalho dos servidores, para que possamos oferecer uma saúde de melhor qualidade aos nossos moradores.
O que é hanseníase, Leishmaniose e Tuberculose ?
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas.
A Leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos.
Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).