Por Francisco José do Nascimento, engenheiro Ambiental e Sanitarista

Ambientais (AREA) e o Instituto Tecnocientífico da Amazônia (ITAM) uniram forças em uma nobre iniciativa para tornar o Natal ainda mais especial para as comunidades carentes de Rondônia. A campanha “Natal Solidário” foi lançada com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de brinquedos, a serem distribuídos às crianças no dia de Natal.

Com a participação ativa da comunidade e, em especial, dos engenheiros, com destaque para os profissionais ambientais e sanitaristas, a campanha visa promover a solidariedade e o amor ao próximo. A arrecadação de fundos estará aberta até o dia 20 de dezembro, aceitando contribuições de qualquer valor através do PIX 43601422000125.

Wekecley Bianqui, presidente da AREA, enfatizou que esta iniciativa é uma oportunidade ímpar para os associados se envolverem no espírito natalino, onde a solidariedade e o amor tornam esse período tão especial. Bianqui ressaltou ainda que, além do aspecto humanitário, a entidade tem o compromisso estatutário de realizar eventos ao longo do ano, destacando a importância de realizar ações que promovam a solidariedade e o cuidado com o próximo.

Leonardo Andrade, presidente do ITAM, mencionou que a instituição sem fins lucrativos sob sua presidência, já promoveu ações similares anteriormente, contudo, este ano, decidiu convidar a AREA para se unir e ampliar a visibilidade dessas ações. Leonardo destacou que a época natalina nos leva a refletir sobre as nossas lutas ao longo do ano e nos faz perceber que faz bem dividir as nossas conquistas com aqueles que talvez não tiveram a mesma sorte.

Ambas as entidades possuem um histórico notável na defesa das pessoas e do meio ambiente. A AREA é composta por jovens engenheiros apaixonados por sua profissão, sendo uma das entidades mais engajadas nas questões ambientais em Rondônia. Por sua vez, o ITAM, dentre outras características proeminentes, é uma entidade indutora da auto-organização social para o enfrentamento da pobreza, da exclusão social e da degradação ambiental, e que visa com suas ações lograr benefícios à sociedade, ao empreendedorismo, à economia solidária com vistas à emancipação social e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Essa união de esforços entre profissionais comprometidos e entidades engajadas não apenas reforça a importância da solidariedade, mas também evidencia a relevância do envolvimento da sociedade civil organizada na construção de um ambiente mais justo e acolhedor para todos, especialmente durante esta época festiva de Natal.