Para atual gestão, além de lutar por melhoria salarial, sindicato tem que olhar para categoria com carinho e buscar ampliação de sua base
DA REPORTAGEM LOCAL
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor-RO) fez um balanço dos seis primeiros meses de trabalho da atual gestão, nesta quarta-feira (11), durante café da manhã oferecido à categoria, em Porto Velho.
Durante o café da manhã, a diretoria anunciou o Plano Sinjor – de telemedicina e saúde bucal, contratado junto a uma operadora nacional – para atender todos os filiados. Trata-se uma conquista para os profissionais, principalmente no pós-pandemia, onde a economia brasileira passa por grande turbulência e o setor de comunicação foi um dos mais impactados, com fechamento de vagas, redução de salários, entre medidas amargas adotadas pelas empresas para não demitir ainda mais, relata Zacarias Pena Verde, presidente do Sinjor.
A diretoria trabalha para anunciar nos próximos dias uma espécie de assessoria jurídica para profissionais, filiados ao sindicato, que sejam processados no exercício da profissão. “Não podemos mais ver colegas jornalistas serem condenados à revelia por falta de defesa. É comum, em caso de processo, o jornalista ser o alvo do processo e não a empresa, que deixa de fazer a defesa do profissional por acreditar que não responde solidariamente ao processo”, explica Zacarias Pena Verde.
LADO SOCIAL
Durante o encontro, bastante prestigiado pela categoria, a diretoria reafirmou o compromisso do Sinjor-RO de manter o foco no lado social do jornalista. A entidade trabalha, sob a coordenação de Miro Costa e Analton da Silva, em um levantamento de informações para traçar o perfil sócio-econômico dos jornalistas de Rondônia.
O trabalho começou pela assessoria da prefeitura de Porto Velho e deve se estender a todos os órgãos públicos e empresas privadas. Miro Costa disse que a receptividade é muito boa. “Não se trata de caças às bruxas. Queremos obter informações da categoria para poder focar em suas maiores necessidades”, explica Miro. Além disso, regularizar quem ainda trabalha sem registro profissional.
O veterano Carlos Henrique Ângelo destacou a importância do lado social dos jornalistas. Para ele, a diretoria está caminho certo em buscar soluções para problemas antigos que vêm se arrastando há anos. A pauta de reivindicações não pode tratar apenas de recomposição salarial, disse. A reunião contou ainda com os diretores e colabores Wedner Moreira, Roni Carvalho, Deiverson, José Hilde, Juliano Plácido e Osmar Silva.
CARTEIRA DE CONVÊNIOS
A diretoria trabalha para anunciar, em breve, uma carteira de convênios com descontos em serviços e produtos como: gás de cozinha, medicamentos, gasolina, expedição de CNH, adição de categoria, academias, entre outras atividades.
PARCERIA COM A CSB
Segundo a diretoria, a partir de agora, o Sinjor-RO passa a caminhar, oficialmente, com a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), entidade que reúne dezenas de sindicatos de várias áreas da atuação. O presidente da CSB nacional, Antonio Neto, em vídeo, desejou sucesso à diretoria do Sinjor-RO.