O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) propôs projeto de lei que institui a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo Feminino no âmbito do Estado de Rondônia. A institucionalização do apoio e estímulo ao empreendedorismo feminino busca preparar as mulheres para exercerem função estratégica de agentes de desenvolvimento econômico e social. Cirone considerou a proposta estratégica para combater a desigualdade de gênero no ambiente dos negócios e incentivar o desenvolvimento econômico, social e o bem-estar das pessoas nos municípios e distritos rondonienses.
Na avaliação do deputado, mesmo tendo sido protagonistas deste processo, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios para se estabelecerem profissionalmente e como empreendedoras em Rondônia. Segundo ele, a desigualdade de gênero no mundo dos negócios é uma realidade que impede muitas mulheres de alcançarem seu potencial e contribuir para a economia local. “Elas enfrentam dificuldades para acessar crédito, para encontrar investidores e estabelecer networking empresarial, além de terem menos oportunidades para capacitação e treinamento. São barreiras que, infelizmente, ainda impedem o pleno desenvolvimento feminino em diversos setores profissionais”, reconheceu.
Cirone Deiró afirmou que diante dos desafios enfrentados pelas mulheres é fundamental que sejam criadas políticas públicas e institucionais que proporcionem um ambiente mais propício ao desenvolvimento empreendedor feminino em Rondônia, estimulando a igualdade de gênero em todas as áreas. “Somente assim, poderemos ter um estado verdadeiramente justo e inclusivo para as mulheres”, justificou o parlamentar.
Para o deputado Cirone Deiró, o estímulo ao empreendedorismo feminino visa preparar as mulheres para exercerem o papel estratégico de agentes do desenvolvimento econômico justamente na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. “Esse projeto de lei tem o objetivo de que o Estado de Rondônia reconheça o trabalho dessas mulheres para que possam estimular, incentivar e dar-lhes apoio, fazendo com que elas possam se capacitar, ter acesso ao fomento e acima de tudo que tenha sucesso nos seus negócios”, concluiu.