O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) indicou ao governo do estado extenso à Secretária de Estado da Saúde (Sesau), a necessidade de elaboração de plano de medidas para zerar a fila de atendimentos nas unidades de saúde de Rondônia relativas à realização de cirurgias ortopédicas de membros superiores e inferiores.
“Sabemos da necessidade de elaboração de plano de medidas para zerar a fila de atendimentos nas unidades de saúde do estado de Rondônia relativas à realização de cirurgias ortopédicas de membros superiores e inferiores, os altos índices de acidentes que ocasionam fraturas ósseas, sobretudo os de trânsito tem gerado uma enorme demanda, tornando-se urgente a necessidade de atender pacientes que precisam de cirurgias no fêmur, quadril, ombro, joelho e especialidade de membro superior e inferior.
Vale destacar, segundo dados da própria Sesau que os acidentes de trânsito na capital são responsáveis pela maioria da demanda ortopédica nas unidades públicas de saúde”, frisou o parlamentar.
Em 2022, a secretaria de estado da Saúde realizou uma força tarefa para desafogar o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, distribuindo pacientes de baixa e média complexidade ao Hospital de Retaguarda de Rondônia e de alta complexidade para o Hospital de Base.
Sabemos que a realização dos procedimentos ortopédicos é um desafio em razão do grande número de acidentados, o que requer uma força de trabalho crucial para atender com maior celeridade e conforto os pacientes de urgência e emergência.
“Por esta razão, em resposta às demandas que são trazidas a este parlamentar, solicitamos que seja elaborado um plano de medidas para zerar a fila de atendimentos nas unidades de saúde do Estado de Rondônia relativas à realização de cirurgias ortopédicas de membros superiores e inferiores, com a urgência que o caso requer, tendo em vista que os casos de baixa e média complexidade atualmente são realizados no Hospital de Retaguarda e os mais complexos são encaminhados para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro”, disse.