As contribuições seguem disponíveis pelo sitio www.gov.br/brasilparticipativo até 14/07

A agenda de elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) – 2024-2027, em Porto Velho, contou com a participação da deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), nesta quinta-feira (6). A 20ª Plenária, organizada pelo Governo Federal, tem o objetivo de estabelecer as diretrizes e prioridades dos orçamentos da União para os próximos quatro anos e conta com uma plataforma digital (Brasil Participativo) que permite a participação cidadã.

Segundo a parlamentar, o encontro que ocorreu no Teatro Palácio das Artes e lotou as poltronas, é uma oportunidade que cada pessoa tem de fazer parte de uma etapa importante na definição de investimentos a serem feitos no país. “Acreditamos sempre que é fundamental ouvir as vozes com contribuições e garantir a participação de todos os segmentos da sociedade nesse processo decisório”, disse Ieda Chaves.

Ela acrescentou ainda que “é importante que cada um tire minutos de seu dia para contribuir com propostas, votar em programas e até mesmo propor novos projetos que considerem relevantes para a construção de um país mais justo e inclusivo”.

Nacional

Na pauta, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, defendeu a oportunidade que cada pessoa tem de se envolver ativamente na definição das metas, diretrizes e programas de governo nas mais diversas áreas. “Eu tenho certeza que o Brasil será diferente ao final deste Governo, será mais bonito, com a cara do povo brasileiro e terá a alma da nossa gente. O PPA é uma inovação e vem sendo feito com as mãos do povo, sendo um novo capítulo importante sendo escrito”.

“É fundamental estar aqui. Esse país passou seis anos sem ouvir as pessoas, eu quero um planejamento que tenha a realidade do povo e que não seja uma peça de ficção. Por este motivo, participe pela plataforma”, incentivou Macedo.

Participação

O PPA é elaborado com a participação da população com cadastro no Gov.Br, via Plenárias Presenciais/Territoriais promovidas pelo governo, além de integrantes de conselhos nacionais como, por exemplo, os de Saúde, Educação, Direitos Humanos, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Habitação.

Registros

O evento contou com a participação de diversas autoridades políticas e jurídicas, lideranças comunitárias e de grupos minoritários, bem como a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, que representou o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, do prefeito de Porto Velho e presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Hildon Chaves.

Serviço

A oportunidade fica disponível até 14 de julho pela plataforma digital (www.gov.br/brasilparticipativo). De acordo com o Governo Federal, até o momento já foram apresentadas 5.269 propostas e já foram registrados 774.454 votos. Um documento com os resultados da participação social no PPA será entregue ao Congresso Nacional no próximo mês.