No mesmo evento, o ministro anunciou construção da ponte Binacional Brasil Bolívia.

Na tarde desta terça-feira (08), os deputados estaduais Dra. Taíssa (PSC),  Cirone Deiró (União Brasil), Afonso Candido (PL), Ribeiro do Sinpol (Patriota), Lebrinha (União Brasil), Allan Queiroz (Podemos), Alex Redano (Republicanos), Lucas Torres (PP), Cássio Gois (PSD), Ieda Chaves (União Brasil) e Ismael Crispin (PSB) integraram a comitiva do Ministro dos Transportes Renan Filho e do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França  que cumpriram extensa agenda em Rondônia, em especial em Guajará-Mirim, onde houve a entrega oficial da instalação Portuária de Pequeno Porte no município.

Também participaram da solenidade o governador Marcos Rocha, os deputados federais Mauricio Carvalho (União Brasil), deputado federal Fernando Máximo (União Brasil), deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), deputado federal Lebrão (União Brasil), senador Confúcio Moura (MDB) e governador do Beni, Alejandro, representando a Bolívia no evento.

O Porto Fluvial é uma antiga bandeira defendida pelos deputados estaduais de Rondônia, que apontam o crescimento econômico e valorização dos moradores da região com esta obra.

A deputada Dra. Taíssa, que é de Guajará-Mirim, representando, neste ato, o presidente da Assembleia Legislativa deputado Marcelo Cruz (Patriota), agradeceu a presença dos ministros e enfatizou a alegria com essa conquista que enaltece não só o município, mas bem como todo estado de Rondônia. ‘‘Essa luta é antiga, mesmo antes de ser uma parlamentar, eu já brigava por essa melhoria e agora junto aos meus pares e com um pensamento único de união e progresso recebemos um porto digno para nossa sociedade’’, frisou.

Dra. Taíssa ainda destacou as reuniões realizadas pelo parlamento estadual para debater sobre as obras que ficaram paralisadas por um período e sobre a demora na entrega, já que o porto foi concluído em dezembro de 2022. ‘’A Alero se mostrou muito preocupada com pedidos de todas as partes solicitando ajuda para mediar a entrega do Porto, e valeu a pena esperar, pois neste dia histórico, temos dois ministros em nossa cidade e uma população agradecida por essa conquista’’, finalizou.

O deputado Lucas Torres pontuou que a conquista não é só de Rondônia, “A Bolívia também será beneficiada. O Porto de Guajará-Mirim vai melhorar a navegabilidade e a trafegabilidade que vão facilitar o acesso de barcos e cargas pelo rio Mamoré”, pontuou.

O deputado Cirone Deiró anunciou que o empreendimento pode ser acessado tanto pela BR-425 quanto por ruas e avenidas que ligam as margens do Rio Mamoré ao centro do município. ‘’A construção tem o objetivo de auxiliar as atividades da região que são movimentadas, devido a fronteira do Brasil com a Bolívia. Além disso, a ideia é proporcionar aos moradores da cidade e aos visitantes mais segurança e navegabilidade’’, disse.

O deputado Alex Redano, apontou que a obra vai gerar aumento na economia da região, ‘’pois com a facilidade e agilidade no transporte o tempo diminui e a produção aumenta consideravelmente’’.

O ministro Márcio França disse que os recursos estão disponíveis para essas e outras obras de infraestrutura em todo país, e que tem um compromisso especial com o Estado, que é de aumentar o número de voos em Rondônia. Além disso, anunciou que nos meses intermediários, fora da alta temporada, todo cidadão vai poder viajar comprando uma passagem aérea ao preço de R$ 200 reais, por pessoa.

O ministro dos Transportes Renan Filho fez um agradecimento especial ao governador Marcos Rocha pela receptividade e pelas obras que estão em pleno vapor nas estradas de Rondônia. Falou sobre a duplicação da BR-364 e que a entrega do Porto de Guajará-Mirim vem no momento de promover aumento na economia do estado.  Temos agora um Porto Alfandegado com total facilidade de exportar e comercializar mercadorias através do rio Mamoré. ‘‘Aqui trabalhamos juntando os esforços das prefeituras, governos estaduais e governo federal para colocar em pratica o desenvolvimento do Brasil e colaborar com o desenvolvimento de toda a América do Sul.

Ponte Binacional

No mesmo evento, Renan Filho anunciou que no próximo dia 21 de agosto terá uma reunião importante para receber o “ de Acordo” do governo Boliviano para dar inicio ao processo de licitação e inicio da construção da ponte Binacional Brasil Bolívia, “uma obra fundamental para a região que vai integrar os dois países, elevando as relações internacionais, principalmente na área econômica”, encerrou.

O deputado Ismael Crispin agradeceu a presença dos ministros e destacou a importância desta obra.  “Esses dois municípios possuem a melhor localização para a construção da ponte. O que significa um acesso dos nossos produtos a um mercado consumidor de mais de 5 milhões de pessoas que vivem na Bolívia. Estamos falando do transporte de ureia e potássio para nossa produção e como contrapartida a venda de bovinos e grãos em geral ao país vizinho”, defendeu a parlamentar.

 

A deputada Taíssa fez questão de enfatizar que a construção da ponte é fruto de um acordo centenário entre os dois países, mas que não havia estrutura necessária para dar inicio a essa empreitada. No entanto, o crescimento da região favoreceu a concretização deste sonho, que trará grandes benefícios para ambas as Nações.

Extensão

Brasil e Bolívia compartilham uma fronteira de mais de 3,4 mil quilômetros, sendo 1,4 mil só com o Estado de Rondônia. O projeto prevê que a ponte construída ligará o município rondoniense de Guajará-Mirim com a cidade boliviana de Guayaramerin, sob o rio Mamoré.

 

Fonte: Secom ALE/RO