Secretário Vital falou sobre investimentos e ações contra o crime na cidade e no interior.

Na manhã desta terça-feira (03), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Delegado Camargo (Republicanos) recebeu o titular da secretaria de estado de Segurança e Cidadania (Sesdec) Felipe Vital para tratar sobre os investimentos programados pelo governo do estado para a segurança pública em Porto Velho e em todo o estado, especialmente no que diz respeito aos condomínios populares da capital, onde tem sido registrado grande número de ocorrências policiais, com índices de violência que deixam a população como reféns da criminalidade. Participaram a reunião os deputados Delegado Lucas (PP), Pedro Fernandes (PTB) e Ribeiro do Sinpol (Patriota).

Na apresentação das atividades da Sesdec, o secretário Felipe Vital destacou a atuação da segurança pública nos últimos anos e o sucesso nas operações realizadas pelas polícias militar e civil, com apoio das demais forças de segurança do estado, que colocam Rondônia como o estado brasileiro com um dos maiores índices de resolução de casos policiais.

Sobre os investimentos programados pela Sesdec, o secretário destacou que o governo do estado possui uma programação efetiva voltada para segurança do cidadão que começa com a aquisição de equipamentos e armamentos como os entregues na última segunda-feira, investigação policial, capacitação do efetivo. Sobre os procedimentos para recuperar os condomínios populares da capital onde facções do crime organizado se instalaram, o secretário destacou que a Sesdec tem um plano efetivo para resolver o problema.

Em virtude do tempo regimental da comissão de apenas meia hora, o presidente Delegado Camargo convocou uma reunião extraordinária da Comissão de Segurança Pública para a quarta-feira, 26, às 14 horas, onde o secretário poderá explanar com mais tempo sobre as ações do governo na área de segurança.

Uma das preocupações dos deputados diz respeito à segurança no campo. Neste sentido o deputado Lucas Torres destacou a necessidade de o governo ampliar suas ações na área rural dos municípios por meio das patrulhas rurais e o deputado Camargo destacou a proteção da propriedade privada, na cidade e no interior, que precisam de uma ação do governo com relação à tolerância zero para invasões.

O deputado Pedro Fernandes destacou que os municípios do interior também sofrem com a falta de segurança pública e solicitou que o secretário melhore os investimentos em efetivo policial e equipamentos para que as forças de segurança possam dar uma resposta urgente às ações criminosas, como as ocorridas recentemente no município de Cujubim, onde um vereador foi morto à luz do dia em pleno centro da cidade, comovendo toda a população.