O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) destacou as ações desenvolvidas durante o seu segundo mandato em entrevista concedida nesta quarta-feira (19) ao programa Comando Policial, comandado pelo jornalista Diego Maia, da TV Allamanda de Cacoal.
Inicialmente, o parlamentar aproveitou a oportunidade para falar sobre a preocupação com a segurança escolar. “Existe uma preocupação dos pais, professores, das pessoas que trabalham e da sociedade em geral. Eu como parlamentar fiz a indicação ao governo de implementar a escola segura. Esse programa não é trazer a polícia para a frente da escola, colocar detector de metais, colocar câmeras de monitoramento e sim fazer um planejamento e ir na causa atuando na raiz do problema”, frisou o deputado estadual.
Para Cirone Deiró, é preciso uma discussão mais ampla para buscar a resolução do problema. “Precisamos envolver profissionais multidisciplinares como professores, diretores, pesquisadores e pessoas que conheçam de segurança escolar para que a gente possa tomar medidas dentro do governo que tenham resolutividade porque hoje vemos aí a preocupação dos pais dos alunos irem as escolas”, acrescentou.
De acordo com Cirone Deiró, a preocupação anteriormente era somente de obter o aprendizado. “Antigamente o trabalho era de buscar o saber e se tornar um profissional. Hoje a preocupação do pai é se a pessoa não vai ser atacada, se não vai sofrer bullying. A gente precisa fazer um planejamento dentro da escola segura e fazer com que as famílias participem”, destacou.
O parlamentar pontuou que, durante o primeiro mandato, foi criado um grupo de governança com o objetivo de combater essa criminalidade. “Estão envolvidas a sociedade civil organizada e as autoridades do estado. Não pode ser uma atitude imediatista. Tem que ser uma atitude que lá na frente vai dar resultado, que o dinheiro seja aplicado e isso tenha efetividade no final que é a proteção dos alunos. E que os alunos realmente possam ir as escolas para ter aprendizado e não sofrer essas consequências desses ataques por esses bandidos”, disse.
Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos
Em entrevista a TV Allamanda de Cacoal, Cirone Deiró também chamou à atenção para o preenchimento das vagas do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), o qual ainda não foi solucionado. “Nós temos um imbróglio desde o início desse curso. O governador (Marcos Rocha) está empenhado em resolver essa situação. Entrei em contato com o coronel Felipe Vital (secretário Estadual da Segurança, Defesa e Cidadania), e o governador ordenou para que se possa fazer os estudos para resolver essa situação.
Cirone Deiró ressaltou que é essencial que seja uma realizado um procedimento retroativo na promoção desses oficiais. “Ao invés de terem promovido esses oficiais no dia 25 de agosto, deixaram para promoverem no dia 25 de dezembro. O pedido é que o governo reconheça que eles estavam aptos no dia 25 de agosto e façam a promoção retroativa. Estamos fazendo uma tratativa em uma reunião da segurança da assembleia, me reuni com o secretário da Casa Civil, com o secretário Júnior Gonçalves, para acharmos um caminho para resolver isso dentro da legalidade”, comentou.
Balanço do mandato
Cirone Deiró ainda fez um balanço de suas ações parlamentares na Casa de Leis. “O Estado abriu o orçamento agora no final de março e início de abril. Fizemos algumas entregas de benefícios como é o caso de São Felipe onde entregamos uma retroescavadeira e uma caminhonete Toro; fomos em Parecis e entregamos 13 motocicletas; e em Rolim de Moura entregamos suínos”, celebrou.
O parlamentar desenvolvido ações para atender as demandas dos municípios. “Estamos organizando nossas emendas e cobrando ações no setor agrícola que é o nosso grande carro-chefe do Estado. Rondônia não pode ter as mesmas condições do Estado do Amazonas, primeiro porque o bioma é diferente. Nosso estado precisa ser protagonista e não precisamos sofrer as mesmas sanções dos outros estados do Norte”, disse.
Saúde
Na área de Saúde, o deputado estadual parabenizou a escolha do secretário Estadual de Saúde, Jefferson Rocha. “Nós temos aqui no estado alguns problemas de anos e décadas com relação a saúde. Foram feitos poucos investimentos, poucos cuidados, mas tivemos a sorte e a competência do nosso governador na escolha do coronel Jefferson. A praticidade que o Jefferson tem dado tem deixado a Assembleia Legislativa satisfeita e temos visto que os números da região Macro 2 tem avançado”, destacou.
Cirone Deiró tem cobrado maior atenção à região de Cacoal. “Precisamos melhorar o pronto atendimento dentro do Heuro. A gente precisa estar atento, mas temos feito as cobranças para que o Governo de Rondônia olhe com mais carinho para o Heuro e para o nosso Hospital Regional de Cacoal”, lembrou.
Centro de Diagnóstico do Câncer
Ao final, Cirone Deiró fez um destaque especial ao Hospital São Daniel Comboni, em Cacoal, que poderá contar também com um Centro de Diagnóstico do Câncer. O deputado conseguiu assegurar, com o apoio da maioria dos demais deputados estaduais, recursos no valor de R$ 5.300.000,00, para investir na obra.
“Fui procurado pela Assdaco (Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni) que faz o atendimento em oncologia no hospital. Muitas pessoas eram diagnosticadas e eram obrigadas a se deslocarem até a capital. Tivemos a felicidade de fazer uma emenda coletiva, o dinheiro já está disponível na Secretaria de Saúde (Sesau) e só estamos esperando a análise do projeto que está na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para análise. Assim que for concluída, acreditamos que a obra inicia nesse ano sendo um mais benefício para a população rondoniense”, encerrou.