CACOAL – “Prato Fácil” oferece refeições saudáveis por apenas R$ 2; programa beneficia pessoas em vulnerabilidade social

43

São destinadas 175 mil mudas de café clonal e seis mil mudas de cacau para produtores de São Miguel do Guaporé

Com o credenciamento de restaurantes privados para o fornecimento de refeições saudáveis à população em situação de vulnerabilidade, o Programa “Prato Fácil”, do Governo de Rondônia, tem feito a diferença na vida de muitos rondonienses. Qualquer pessoa cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico), pode se alimentar com refeições saudáveis e nutritivas por apenas R$ 2. O valor da refeição é complementado por subsídio do Governo do Estado, oriundo dos recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Executado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), O “Prato Fácil” foi lançado primeiro em Porto Velho, mas já está se expandindo para outros municípios. Em Cacoal, desde o dia 7 de fevereiro, pessoas estão sendo beneficiadas diariamente nesta primeira etapa do programa. A expectativa é oferecer 300 refeições todos os dias.

No município conhecido como “Capital do Café”, as refeições são oferecidas por um restaurante credenciado, que segue um cardápio variado, preparado por uma nutricionista. A proprietária do estabelecimento, Osvaldina Jonjob Milomes, preparou um local exclusivo para atender as pessoas contempladas pelo programa.

“Eu quero elogiar o Governo de Rondônia e todos os órgãos que fazem parte deste programa, que contribuíram para o “Prato Fácil”. O Poder Executivo agiu de uma maneira que realmente beneficia a população e também os empresários que fazem parte deste programa, servindo às pessoas. Se você perguntar nessa fila aqui, não vai ter ninguém que não vai dizer obrigado”, destaca.

Para Osvaldina, a Tia Dina, o “Prato Fácil” também trouxe um novo fôlego para o seu empreendimento, inclusive gerando oportunidades de emprego. No restaurante credenciado em Cacoal, mais quatro funcionários foram contratados para atender a nova demanda, além do movimento normal do restaurante.