A conquista desse produtor de Cacoal não foi um caso isolado, mas uma sequência de excelentes resultados dos produtores de café do Estado de Rondônia
A cerimônia de encerramento da Semana Nacional do Café, realizada em Belo Horizonte, MG, em 18/11,  terminou com chave de ouro para o município de Cacoal, nesta sexta-feira, que ficou com o título de segundo melhor café do ano, na categoria canéfora. A excepcional conquista é fruto do trabalho de uma família dedicada de produtores rurais, que comandando o “Café da Luz”, localizado no Sítio Coração de Mãe, Linha 12, Lote 55, Gleba 11. Nesse sítio, de propriedade do senhor João da Luz, é produzido o café que vem conquistando vários prêmios nacionais e internacionais nos últimos anos.

A conquista desse produtor de Cacoal não foi um caso isolado, mas uma sequência de excelentes resultados dos produtores de café do Estado de Rondônia. Dos 10 finalistas no café canéfora, 09 são de Rondônia, o que mostra a capacidade de nossos produtores em oferecer ao Brasil e ao mundo o que há de melhor em aroma, sabor e qualidade quando o assunto é o bom e sempre revigorante café de cada dia.

Sr. João da Luz e Família

O pódio dos melhores cafés ficou com o café do Sítio Comcafé, do produtor Edvaldo Cipoli, de Cujubim, com o terceiro lugar; em segundo lugar ficou com o senhor João da Luz, de Cacoal; e o grande campeão foi o café da Chácara Paraná, do produtor Licleison da Silva, do município de Novo Horizonte.

O prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, esteve presente ao evento, assim como outras autoridades de Rondônia, e falou de sua alegria em ver o município de Cacoal mais uma vez no pódio. Ele enalteceu o trabalho do senhor João da Luz, cuja conquista enobrece não apenas à sua família, mas a todos que vivem nesta sempre amada Capital do Café e agora também terra do cacau e de tantas outras lavouras.

Adailton Fúria lembrou também da atuação de todas as agências, instituições e câmaras setoriais que dão todo o suporte aos produtores rurais. do município Ele ressaltou que o café hoje deixou de ser apenas um cultivo familiar de subsistência para se transformar em um empreendimento com importância muito grande na economia do município. Prova disso é o apoio que os produtores tem recebido do Sebrae e de tantas outras instituições, sinal de que são reconhecidos também como grandes empreendedores.

“A conquista individual de cada cidadão também representa conquista coletiva desta importante cidade de Rondônia e da região norte. Nosso povo é empreendedor e a soma dessas conquistas desses produtores rurais é o que impulsiona o progresso coletivo, de uma cidade que tem pressa e que sabe do seu papel relevante no âmbito estadual, nacional e internacional”, concluiu o prefeito de Cacoal.

Merece menção de destaque também o excelente café produzido pelos povos indígenas de Cacoal e região, cujo trabalho tem recebido também chama a atenção do mundo pela forma com que os povos originários de nossa região se dedicam a tirar o seu sustento através de atividades agroecológicas, mostrando para o mundo que é possível produzir sem impactar demasiadamente ao meio ambiente.