Durante o reforço escolar, o conteúdo pode, e deve, ser apresentado de diversas maneiras até ser compreendido.
Por Lusângela França
O reforço escolar é uma prática que exerce grande influência sobre um dos principais objetivos da educação: promover um processo de ensino e a aprendizagem de qualidade. Além disso, faz parte do projeto político pedagógico da escola.
Independente do método de ensino, a aprendizagem nunca é a mesma para todos. Isso pois cada aluno possui suas individualidades e dificuldades.
Portanto, para garantir a aprendizagem de qualidade, é necessário um acompanhamento personalizado. Tal acompanhamento se torna inviável de ser feito dentro de sala de aula, já que o professor tem muitos alunos para atender.
Diante deste contexto, o reforço escolar tem o propósito de romper barreiras de desigualdade de raciocínio e auxiliar o entendimento de conceitos ensinados em sala de aula de maneira personalizada.
Para a pedagoga Flávia Bernardes, as aulas de reforço escolar são formas de auxiliar os alunos a compreenderem efetivamente as matérias que foram passadas dentro de sala de aula. Elas auxiliam, também, na fixação e na aplicação prática do conteúdo estudado.
“Durante o atendimento individual, o aluno pode se expressar melhor e se sentir mais seguro para tirar suas dúvidas. O que muitas vezes não acontece em sala de aula, em que existem diversas vozes com dificuldades particulares”, explica Flávia Bernardes.
“Como consequência, o reforço escolar e a personalização do ensino, gerada por sua aplicação individual, permitem que o aluno desenvolva autoconfiança e autonomia intelectual, supere desafios individuais , conheça suas melhores estratégias de aprendizagem e, por fim, tenha desempenhos positivos”, finaliza a pedagoga.