Nesta quarta-feira (22), em Ji-Paraná, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) realizou uma oficina de primeiros socorros na Rondônia Rural Show Internacional, com ênfase na Lei Lucas. A atividade foi conduzida pela enfermeira Márcia Maia e teve como público estudantes e educadores das Escolas Públicas Estaduais Alejandro Maior e Jovem Vilela.

 

A Lei Lucas (nº 13722/18) estabelece a obrigatoriedade para escolas públicas e privadas, espaços de recreação infantil e demais unidades que atendem à infância de se prepararem com procedimentos de primeiros socorros. A legislação foi uma resposta a tragédias envolvendo crianças e busca garantir que os profissionais estejam aptos a agir de maneira eficaz em situações de emergência. A criação da Lei Lucas aconteceu em decorrência da morte de Lucas Begalli, aos 10 anos, quando se engasgou com um pedaço de cachorro quente num passeio escolar, no ano de 2017.

 

Ao iniciar o curso, a palestrante ressaltou a importância de todos conhecerem as técnicas de desengasgo, pois, “a partir do terceiro minuto após o engasgo, o paciente pode evoluir para uma parada respiratório”, sendo necessária já aplicar a técnica de compressão torácica que foi ensinada durante o curso.

 

Com a participação dos presentes, Márcia Maia demonstrou várias técnicas de socorro, começando pela abordagem correta para ajudar uma pessoa vítima de engasgo. A instrutora destacou a importância de manter a calma, estimular a tosse e, se necessário, iniciar a manobra de desobstrução das vias aéreas. Essas técnicas são importantes para salvar vidas em momentos críticos.

 

Além das manobras de desengasgo, a oficina incluiu treinamentos em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) tanto para adultos quanto para crianças. Márcia Maia enfatizou a diferença nas técnicas conforme a idade da vítima, proporcionando uma compreensão abrangente sobre os cuidados emergenciais.

 

A utilização do desfibrilador externo automático (DEA) também foi abordada. A instrutora explicou como usar o equipamento, que é essencial para reverter paradas cardíacas, e destacou a importância de sua presença em locais de grande circulação de pessoas.

 

A palestra teve como principal objetivo orientar os participantes sobre como agir de maneira rápida e eficaz diante de circunstâncias delicadas, reforçando a importância do preparo e do conhecimento em primeiros socorros.

 

Rondônia Rural Show Internacional

 

A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional acontece entre os dias 20 e 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, o evento é promovido pelo governo do estado. Em 2023, com o tema “Tecnologias Sustentáveis”, a 10ª edição da feira bateu recorde em volume de negócios, alcançando R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica.

 

De acordo com o governo, a Rondônia Rural Show se consolidou como a maior feira do agronegócio da região Norte. Em virtude da importância do evento, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) transfere, nesse período, a sede do Poder Legislativo para Ji-Paraná. A sessão itinerante acontece no dia 23 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack.