Ariquemes – Cheia do Rio Jamari alaga 10 casas do mesmo bairro

32

O nível do Rio Jamari chegou a 12 metros na tarde desta quarta-feira (16). Bairro Mutirão é o mais afetado pela enchente até o momento.

Em Ariquemes (RO) o nível do Rio Jamari chegou a 12 metros na tarde desta quarta-feira (16), ou seja, três metros acima da cota de alerta. No bairro Mutirão, o mais afetado pela enchente, pelo menos 10 casas foram alagadas.

Uma das prejudicadas foi a aposentada Maria Eunice. Pela manhã ela teve que retirar os móveis às pressas com ajuda de vizinhos e parentes. Um barco teve que ser utilizado para que a aposentada saísse de casa durante a cheia.

“Acordei e a água estava dentro de casa já, invadindo a cozinha. Aí nós levantamos e fomos arrumando as coisas. Na cheia passada eu perdi tudo. A mobília molhou toda. Ficou tudo podre”, disse dona Maria.

Durante a manhã, o nível do Rio Jamari estava em 11 metros, ou seja, dois metros acima da cota de alerta. A Defesa Civil do município alerta que o nível deve continuar subindo nos próximos dias e mais casas podem ser inundadas.

“Nesse momento estamos em alerta e é para ficar com a atenção redobrada, pois podemos ter mais chuvas, uma alta considerável no rio e atingir mais residências dessa localidade”, disse Elis Regina, coordenadora da Defesa Civil em Ariquemes.

A última grande cheia do Rio Jamari foi em 2019, quando o nível do rio chegou a marca de 14 metros.