ARIQUEMES – Aparelho para exames de tomografia já está em funcionamento na saúde pública

47
Desde o dia 11 de abril, já foram atendidos cerca de 200 pacientes, que estavam na fila de espera do SUS, aguardando para a realização dos exames
A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, deu início aos atendimentos de exames de tomografia computadorizada no Hospital Municipal.

Desde o dia 11 de abril, já foram atendidos cerca de 200 pacientes, que estavam na fila de espera do SUS, aguardando para a realização dos exames.

Para que o tomógrafo pudesse funcionar adequadamente, o município precisou realizar alterações físicas na sala de exames, o que incluiu execução de novos revestimentos nas paredes e pisos, colocação de barreira/blindagem, novas instalações elétricas e instalação de aparelhos de ar condicionado com controle de temperatura e umidade.

Os agendamentos ambulatoriais para tomografia, são atendidos de segunda a sexta-feira, com capacidade para 24 pacientes por dia, além dos atendimentos de emergências. São pacientes, que antes, teriam que viajar cerca de 200 km até a capital, para a realização deste tipo de exame.

Hoje, a Semsau conta com a tecnologia para dar mais celeridade aos atendimentos. Por meio do banco de imagens do programa PACS, pacientes não precisam retornar ao Hospital para ter acesso as imagens das tomografias, tudo é enviado em tempo real para o médico que fez o pedido, e em casos de urgência, o laudo é emito em poucas horas.