O alerta laranja é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e indica um grau de perigo para chuvas intensas. Conforme indica a previsão, durante a noite e início da manhã de segunda-feira (5) é previsto um volume de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia.
Veja no mapa a área de alerta laranja:
Alerta laranja foi emitido neste domingo (4) para Rondônia e mais cinco estados — Foto: Reprodução/Inmet
Em Rondônia, o alerta laranja vale para cidades ao norte, região central e sul do estado, como:
Porto Velho
Ariquemes
Alto Paraíso
Cacoal
Ji-Paraná
Jaru
Guajará-Mirim
Ouro Preto do Oeste
Jaru
Vilhena
A capital Porto Velho já registrou chuva intensa durante a manhã e tarde deste domingo. O tempo segue nublado e a temperatura máxima durante a tarde foi der 26°C.
Nas localidades mencionadas pelo Inmet, é previsto que os ventos atinjam até 100 km/h, aumentando o risco de ocorrências como cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet aconselha que, diante de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, devido ao perigo de descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Em situações de descargas elétricas, recomenda-se desligar equipamentos elétricos e o quadro de energia.
PRF alerta para cuidados que motoristas devem tomar na estrada em dias de chuva
Como se proteger da forte chuva
Veja dicas do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil para se manter protegido em dias de chuva:
Em casa
Em situações de destelhamento causado por ventos intensos, é aconselhável procurar abrigo debaixo de uma mesa ou cama para evitar possíveis danos causados por cacos e fragmentos de telhas. Se a água da rua começar a invadir a casa, é silencioso deixar o local e buscar refúgio em um ambiente seco.
Evite permanecer próximo a canos, janelas e portas metálicas, especialmente durante tempestades acompanhadas por raios. É fundamental não utilizar equipamentos elétricos conectados à tomada, incluindo celulares conectados ao carregador, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito.
Mantenha uma atenção constante à manutenção da residência: faça a limpeza regular das calhas e certifique-se de que o telhado esteja firmemente fixado. Além disso, fique atento aos sinais de infiltrações para resolver qualquer problema o mais rápido possível. Esses protetores para a segurança durante eventos climáticos adversos.
No trânsito
Mantenha a atenção nas condições do veículo, assegurando que os freios e pneus estejam devidamente calibrados, e os faróis em pleno funcionamento. Dirija com cautela, mantendo uma distância segura do veículo à frente para reduzir o risco de colisões. Em situações de chuva torrencial, busque um local seguro para estacionar, afastado de árvores e alambrados metálicos, e aguarde o fim da tempestade.
Evite freadas abruptas e mudanças bruscas de faixa para garantir que os pneus mantenham o contato adequado com o asfalto. Prefira acionar o freio gradualmente e evite dirigir em alta velocidade. Mantenha práticas seguras de direção, como o uso do cinto de segurança e o sinal de mudança de direção.
Para os motociclistas, é aconselhável evitar chuvas intensas, procurar abrigo em paradas de ônibus ou outros locais cobertos, e utilizar equipamentos de proteção, incluindo capacete com viseira completa ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, luvas e botas.
Os pedestres devem realizar travessias de forma segura, utilizando faixas de pedestres ou semáforos.
Fonte: G1