Por ifro

“Estrelas de Rondônia” é nome da equipe formada por estudantes do Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) que foi classificada para a etapa final da 13ª OBAP, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária de 2024. Essa é única equipe de Rondônia que passou para a etapa presencial, que acontecerá em Barretos/SP.

O grupo é composto por três alunas do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Colorado do Oeste: Emely de Souza Silva, Letícia Guedes de Souza, e Maristela Maria do Carmo Massocatto. Elas foram orientadas pelo professor Abílio da Paixão Ciríaco. A equipe disputa na modalidade Técnico Integrado/Concomitante, sendo a única das nove equipes inscritas em Rondônia que ficou entre os 40 classificados para disputar a etapa final da OBAP 2024.

As estudantes dizem que ficaram muito felizes quando souberam de sua nota na etapa anterior, em que alcançaram 29 pontos, quase a pontuação máxima de 30 pontos. E ficaram ainda mais contentes e surpresas quando viram que ficaram entre as equipes classificadas e convocadas para a etapa presencial da olimpíada.

Emely é aluna do 2º D e conta sobre as motivações para sua participação nesta competição nacional. “O que me motivou a participar da OBAP foi o exemplo da minha irmã Emanuely, que no ano passado fez parte da equipe do Campus classificada para a final da OBAP 2023. Ela também incentivou a Letícia e foi colega de equipe da Maristela. Além disso, desde pequena tenho contato e interesse com a área agrária, que me motiva inclusive a participar de outras atividades, como em um projeto de pesquisa do professor Abílio. Assim, fiquei muito feliz em também conseguir a classificação para a final. Agora estamos com essa responsabilidade de representar nosso estado nesta olimpíada nacional. Então, temos que nos preparar para a avaliação teórica e a prática da próxima etapa, com auxílio de nosso orientador”, diz.

Letícia estuda no 2º B e comenta sobre o sentimento de felicidade e responsabilidade pela convocação para a etapa final da olimpíada. “Decidimos participar, mas, como ainda estamos no segundo ano do curso, não temos uma experiência total dos conteúdos. Então, estudar esses assuntos que ainda não tínhamos visto foi um desafio a mais. E fomos surpreendidos com o resultado de sermos classificadas para a fase final. Quase não acreditamos quando vimos o resultado, o nosso nome lá em 10º lugar dentre 40 equipes convocadas para a fase final. Como essa é uma olimpíada nacional, sabemos que temos uma oportunidade única. E agora temos uma responsabilidade muito grande que é de representar o nosso estado. Por isso, para dar o nosso melhor lá, vamos nos organizar junto com nosso orientador, professor Abílio, que é excepcional e nos ajudou bastante a participar dessa Olimpíada”, descreve.

Maristela, que estuda no 3º A, já havia participado da olimpíada no ano passado e fala como foi sua experiência nesta edição atual da competição. “Eu não planejava participar neste ano, porém quando recebi o convite da Emely me chamando para participar da equipe com tanto carinho, senti que deveria participar novamente. A partir daí, nos preparamos, fizemos a provas de ambientação e seguimos com nossos conhecimentos já obtidos no decorrer do nosso curso. Então, foi incrível receber a notícia da classificação para a etapa final, ainda mais que já estávamos bem felizes pela nossa nota. Agora, vamos dar nosso melhor na preparação e assim poder representar da melhor forma possível o nosso estado, o IFRO e o nosso Campus”, relata a estudante Maristela.

O orientador da equipe, professor Abílio, é também o atual coordenador do curso Técnico em Agropecuária do Campus e considera positiva a participação de estudantes nesta olimpíada. “Essa é uma competição voltada para o ensino agrotécnico, o que, a meu ver, valoriza o curso, mesmo que não haja equipes vencedoras. Eu também sou Técnico em Agropecuária e, além disso, coordenador deste curso. Por isso, elogio iniciativas de valorização dos Cursos Técnicos da área de Agropecuária, quer sejam eles de Agricultura, Agroecologia, Agrofloresta ou Zootecnia”, considerou.

Abílio agradece, ainda, a oportunidade de ser orientador da equipe, pois sentiu-se valorizado e desafiado a orientá-las. E enfatizou a dedicação das estudantes. “Devido a minha carga horária de aulas e demais atividades, como orientações em projetos de pesquisa e didáticos a campo, tive pouco tempo para auxiliar a equipe na preparação para essa competição. Mas as meninas demonstram ser focadas e dedicadas. Eu apenas as instruí, muitas vezes à distância, sobre os procedimentos, o resultado mostrou ser proveitoso”, comenta.

Ele destaca também que a escolha de orientadores para a participação na OBAP gera um sentimento de valorização em docentes, como ele, que são convidados pelas equipes. “Os estudantes é que se prontificam em participar da OBAP e convidar orientadores! Por isso, me sinto honrado e valorizado por ter sido escolhido como orientador, independentemente do resultado. Isso, por si só, já caracteriza a confiança das alunas no meu trabalho, visto que considero que essa condição é primordial para que um professor possa ter sucesso no seu ofício de ensinar”, relata o professor.

Agora, o orientador indica que para a preparação para a próxima etapa, o planejamento de estudos é mais desafiador, pois não se sabe quais serão os temas abordados. Além disso, a logística para a efetiva participação também precisa ser providenciada, pois as provas serão presenciais. “A principal ação agora é sobre as providências para obtenção de recursos financeiros para a participação, visto que as despesas com deslocamento são por conta da equipe. Para isso, esperamos que o Campus e a Reitoria possam colaborar conosco”, diz o orientador da equipe.

A OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos na área de agrárias em todo Brasil. Há duas modalidades de participação: integrada/concomitante (quem está cursando o ensino médio junto com o ensino técnico) e subsequente (quem já concluiu o ensino médio e estuda somente o curso técnico).

O objetivo da OBAP é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, por meio da pesquisa e da inovação em Agropecuária, da aplicação de conhecimentos científicos e práticos, do enfrentamento de situações desafiadoras e da cooperação entre participantes.

A competição ocorre em duas fases, sendo a primeira virtual e a segunda presencial. Na primeira fase os alunos respondem provas com questões de múltipla escolha. Já a segunda fase, presencial, envolve provas práticas e teóricas. Mais informações na página oficial da OBAP: https://obap.ifsuldeminas.edu.br.