Agentes destruíram oito barracões construídos ilegalmente dentro da Terra Indígena. Invasores começaram a demarcar a terra e confessaram ter a intenção de assentar famílias de fazendeiros.
Cerca de 50 invasores foram retirados da Terra Indígena (TI) Uru-Eu-Wau-Wau, em Governador Jorge Teixeira (RO), durante uma operação realizada no fim de semana pela Polícia Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Força Nacional. O líder das invasões foi preso em flagrante por contrabando de produtos veterinários.
Produtos veterinários contrabandeados apreendidos durante operação — Foto: PF/Divulgação
A Operação Tapunhas foi divida em duas equipes:
- a primeira foi até o local da invasão e constatou a presença de aproximadamente 50 pessoas. No local onde eles estavam, tinham sido montadas estruturas e abrigos (barrações e tendas).
- a segunda equipe cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Governador Jorge Teixeira e Theobroma, ambos municípios de Rondônia;
Durante a ação, foram encontrados e destruídos oito tendas e barracões construídos pelos invasores dentro da TI.
Abrigos construídos por invasores dentro da TI Uru-Eu-Wau-Wau são destruídos — Foto: PF/Divulgação
Participaram da operação:
- 26 policiais federais,
- quatro servidores da Funai e
- 20 policiais da Força Nacional.
Segundo a Funai, além das construções ilegais, os suspeitos também iniciaram a demarcação de lotes com a intenção de distribuí-los para ocupação. Eles confirmaram às autoridades que queriam assentar famílias de agricultores no local.