Quem passar pela rotatória da avenida Monte Castelo com rua das Mangueiras, bairro Jardim dos Migrantes (1º distrito), vai perceber que o espaço ganhou aspecto bonito e especial. A prefeitura de Ji-Paraná, com ações da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), realizou serviços de revitalização e ornamentação daquele cruzamento.
Nesta semana, a equipe da AMT renovou o canteiro circular, bastante danificado. O espaço foi ainda beneficiado com a implantação de uma nova decoração, com desenhos feitos com o uso de pedras (cascalho e brita), além do plantio de flores e coqueiro. O trabalho aconteceu em parceria com empresa privada.
A primeira parceria firmada entre administração municipal e iniciativa privada, para a inserção de rotatórias com a vistoria terceirizada, aconteceu na intervenção da avenida Maringá, com Missionário Gunnar Vingren (T-4), bairro de Nova Brasília (2º distrito). Naquele local, as empresas Sobreira Móveis e Cleber Cabeleireiro são os responsáveis pelos cuidados e manutenção do espaço.
De acordo com o presidente da AMT de Ji-Paraná, Oribe Júnior, a busca por novas parcerias continua. “Assim como já acontece nestes dois pontos citados, qualquer empresa que tenha o interesse em adotar uma rotatória de nossa cidade, deve nos procurar que estamos abertos para novas parcerias”, frisou.
Para a próxima semana, a autarquia planeja a construção do canteiro circular nos cruzamentos da avenida 6 de Maio com 2 de Abril e ainda da avenida Ji-Paraná, com rua Oscarina Marques, ambos no bairro Urupá. Nestes locais, há algumas semanas já estão sendo usados cones para a orientação dos condutores.
Ainda segundo Oribe Júnior, um projeto mais ousado para a segurança e modernização do tráfego urbano da cidade, deve ocorrer nos próximos meses ao longo da avenida Maringá. A via deverá ter vários cruzamentos fechados e a implantação de cerca de cinco novas rotatórias, além da revitalização do canteiro central, que receberá o plantio de Ipês coloridos, em toda sua extensão.