Todos com destino ao país vizinho, Bolívia, onde eram trocados por drogas e/ou armas de fogo

 

Na tarde de segunda-feira (25), a Polícia Civil de Rondônia, por intermédio da da 1ª Delegacia de Nova Mamoré, com apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Militar, sob o comando do delegado Regional, Rogério Pereira, deflagrou a operação “Domínio do Fato”, visando desarticular associação criminosa, composta por pelo menos cinco indivíduos, que praticavam roubos de veículos na região, além de receptação de veículos subtraídos de outros municípios, todos com destino ao país vizinho, Bolívia, onde eram trocados por drogas e/ou armas de fogo.

O nome da operação é relacionada a uma teoria jurídica, na qual o líder dos criminosos não executa diretamente as ações, mas as define como, onde, quando e contra quem serão executadas, sendo o mentor intelectual das ações. Nesta investigação, o menor intelectual era uma mulher, de iniciais L. A. P., 24 anos de idade, a qual fora presta nesta tarde.

As investigações angariaram robustas provas. Cinco prisões preventivas e duas buscas e apreensão domiciliar foram autorizadas pelo juízo.
Dois dos investigados seguem foragidos.

Durante as buscas, um outro indivíduo que não era alvo da investigação inicial, foi encontrado com uma pistola Cal. 9mm, e duas munições intactas, recebendo voz de prisão, sem direito a fiança. Os quatro presos foram encaminhados ao presídio em Guajará-Mirim.