A palestra lúdica do Detran apresenta situações que comprometem a segurança no trânsito

O Departamento de Estado de Trânsito de Rondônia – Detran/RO realizou em Jaru, uma série de ações educativas com o objetivo de promover a segurança no trânsito na região. Essas atividades aconteceram durante cinco dias, de 28 de agosto a 1º de setembro, e envolveram tanto as ruas de grande movimentação quanto as escolas locais. Com palestras lúdicas e participação especial dos mascotes do Detran/RO, “Vidinha” e “Ligadinho”, e personagens “Didico” e “Bacabalense”, os servidores da Escola Pública de Trânsito – EPT falaram sobre segurança no trânsito para 970 alunos de sete escolas da região.

O governador Marcos Rocha destacou que, as ações educativas são uma estratégia de sensibilização com o intuito de formar pessoas mais conscientes, pois destacam valores como respeito, cordialidade, e empatia pelo outro no trânsito . “Conscientizar as pessoas sobre o senso de responsabilidade, com foco na obediência de regras, observando direitos e deveres, sem dúvida promove um trânsito seguro para todos. O Governo desempenha o seu papel na promoção da educação e fiscalização, mas os cidadãos também têm a responsabilidade de transitar em obediência às normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB”, pontuou.

O diretor da EPT, Renato Ramalho, e a chefe da Divisão de Campanhas Educacionais no Trânsito, Dalila Ramos, destacaram a excelente recepção das atividades lúdicas pelos participantes. Enfatizaram que, o objetivo dessas ações é demonstrar o compromisso das escolas e do Detran em educar a próxima geração sobre a segurança no trânsito. Além disso, anunciaram planos para estender essas campanhas educativas a todos os municípios rondonienses.

Equilar Batista Assessor Regional de Campanhas Educativas participou também das Ações.
O taxista Audeci Ferreira recebeu orientações sobre segurança no trânsito em pit stop educativo

A diretora da Escola Juscelino Kubitscheck, Luzia Farias Gomes, ressaltou os trabalhos desenvolvidos pela Autarquia, que visam reduzir o número de acidentes de trânsito no Estado, intensificando as ações educativas.

Outra importante atividade educativa realizada na região de Jaru foi o “pit stop”, no qual condutores foram abordados por educadores, enquanto aguardavam no semáforo. Essas abordagens ocorreram no cruzamento das Avenidas Padre Adolpho com Marechal Rondon e tiveram como finalidade aumentar a conscientização sobre a importância do respeito às faixas de trânsito.

O taxista Audeci Ferreira do Nascimento elogiou a ação do Detran/RO, reconhecendo como contribui para melhorar a segurança no trânsito, sensibilizando os condutores e promovendo um trânsito mais seguro no município.

As ações do Detran/RO fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, e tem o objetivo de conscientizar às pessoas sobre a importância de praticar comportamentos que promovem a segurança no trânsito.

Fotos:


Fonte: TextoMiro Costa e Jarlana Davy
Fotos: Miro Costa
Secom – Governo de Rondônia.