Uma comitiva internacional de compradores de café participa, no período de 29 de agosto a 2 de setembro, no Cacoal Selva Park, do primeiro cupping (degustação de cafés) dos Robustas Amazônicos. O evento está sendo promovido pelo programa Exporta Mais Brasil, da ApexBrasil, com o apoio da Caferon e da Embrapa.
Participam do encontro 23 compradores de café de 11 países, incluindo África do Sul, Armênia, Bélgica, Canadá, China, Emirados Árabes, Estados Unidos, Grécia, Jordânia, Paraguai e Reino Unido. Durante o evento, estão sendo avaliadas amostras de café de 22 famílias, sendo 19 de Rondônia e três do Acre. Entre elas há 12 amostras de cafés cultivados por mulheres e duas por indígenas.
Além da degustação, os compradores internacionais tiveram a oportunidade de conhecer a técnica de clonagem do café Robusta Amazônico, que tem revolucionado as lavouras da Indicação Geográfica Matas de Rondônia. Durante a visita, eles puderam plantar mudas de café, simbolizando a passagem do grupo pelo estado e fortalecendo os laços com os produtores locais.
O produtor rondoniense Juan Travain, presidente da Caferon, disse nesta quarta-feira (30), que o resultado do evento tem sido enriquecedor e muito satisfatório. Segundo ele, por meio do encontro, produtores e compradores estão tendo a oportunidade de manter contato direto, usufruindo da técnica mais moderna de comercialização da atualidade.
Segundo Juan, os compradores estão aprovando não apenas o café, mas também os produtores, a região e a forma como estão sendo recebidos. “Eles estão conhecendo a alimentação, o turismo e várias outras riquezas culturais locais, então não tenho dúvida de que levarão não só o café, mas também boas memórias da região”, disse.