Durante Operação Hórus Rondônia, em combate aos crimes transfronteiriços, as forças de segurança pública composta pela Polícia Militar de Rondônia, em operação conjunta com a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas e o 6º Batalhão de Polícia Militar, em ação contínua localizaram na cidade de Nova Mamoré, dois veículos Jeep Compass, os quais tinham sido locados em Brasília, Distrito Federal, por meio de pessoas que são usadas como “laranjas”, estelionatários especialistas em aplicar golpe.
Em seguida estes veículos são repassados a criminosos, que viajam distâncias enormes com destino a cidades transfronteiriços, para que os veículos sejam cruzados ilegalmente e usados como moeda de troca, para aquisição de entorpecentes e armas de fogo.
As prisões dos suspeitos e a apreensão dos veículos ocorrem na manhã desta segunda-feira (7), nas cidades de Guajará-Mirim e Nova-Mamoré, onde os policiais militares do BPFRON e 6º BPM, localizaram os agentes hospedados em hotéis das cidades, pois aguardavam um momento oportuno para cruzarem os veículos para a Bolívia.
Durante a abordagem, um dos conduzidos, um homem de 35 anos de idade, chegou a quebrar o celular, onde foi necessário algemar o suspeito. Com ele, foram encontrados diversos pertences, dinheiro em espécie, joias e documentos de locação de veículos realizadas anteriormente, pois trata-se de uma quadrilha especializada neste tipo de delito, e que informações da Polícia do Distrito Federal dão conta que um dos conduzidos, já teria causado prejuízo as locadoras de aproximadamente 10.000.000,00 (dez) milhões de Reais.
Os envolvidos foram presos em flagrantes e apresentados na Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, e ficarão à disposição da justiça.