A 3ª Meia Maratona Capital do Café, realizada neste domingo (6), em Cacoal, contou com cerca de 400 participantes, sendo 19 na categoria Pessoas com Deficiência (PcD). O evento é organizado por um grupo de empresários e corredores de rua amadores, que participam inclusive, de competições nacionais. A corrida de Cacoal teve os percursos de 7, 14 e 21 Km, além das categorias Kids e PcD.
A meia maratona não tem premiação. O objetivo do evento é o de promover a atividade física e o esporte amador. O deputado Cirone Deiró foi o patrocinador das oito crianças do Grupo Levados por eles PVH/Cacoal, que participaram do evento, guiadas pelas mães e por outros familiares.
Cirone parabenizou aos empresários e desportistas, pela iniciativa da realização do evento “e por se unirem para celebrar a vida e o bem-estar, além de promover a inclusão. Segundo ele, um dos momentos mais inspiradores foi a participação especial do grupo Levados Por Eles PVH/Cacoal, quando foi possível se testemunhar uma verdadeira demonstração de apoio e valorização das pessoas com deficiência. “Esse evento abriu uma janela de oportunidade para as pessoas com deficiência, incluindo aquelas com doenças raras”, disse.
Segundo Cirone, a meia maratona foi um momento de união, superação e visibilidade para os participantes PcD. “Tenho certeza de que esse evento deixou um legado significativo em Cacoal, inspirando outras pessoas e mostrando que a inclusão é possível em todos os aspectos da vida”, afirmou. Ele disse também que vai continuar apoiando e promovendo a inclusão, “para que todos tenham a oportunidade de participar plenamente da sociedade”.