Advogados compartilham conhecimentos e vivências do projeto, proporcionando crescimento profissional e preparação sólida para os novos advogados.
A troca de vivências entre mentores e mentorados tem sido uma experiência enriquecedora para os participantes do projeto. A secretária do Projeto Mentoria e diretora de projetos da Jovem Advocacia, Glenda Baptista, destaca a excelente aceitação por parte de ambos os grupos. “O projeto Mentoria surgiu com o propósito de auxiliar jovens advogados a enfrentarem as dificuldades da prática real da advocacia. É na vivência prática que nos deparamos com as reais dificuldades e inseguranças do mundo jurídico. Ao lidar diariamente com mentores e mentorados, percebo que eles abraçaram essa oportunidade e estão absorvendo todo o conhecimento possível para crescer profissionalmente”, ressalta Glenda.
Entre os mentores, Natasha Santiago, especialista em Direito de Famílias e Sucessões, destaca sua satisfação em poder ajudar os novos profissionais. Para ela, o projeto representa uma chance de proporcionar aos colegas que estão iniciando na advocacia a aprendizagem prática que ela não teve em seus primeiros passos. Seus mentorados têm participado ativamente nas aulas e aproveitado ao máximo as oportunidades práticas oferecidas pelo projeto, o que tem sido uma experiência proveitosa para todos. “Na minha época, quando iniciei a advocacia, não tive a oportunidade de aprender na prática. Hoje vejo esse projeto como uma chance de ajudar meus colegas que estão começando, com esta oportunidade, os mentorados tiveram a oportunidade de conhecer meu escritório e de fazer atendimentos com clientes junto comigo, e tem sido uma experiência muito proveitosa para todos nós”, ressalta Natasha.
Vitória Jeovana, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, enaltece a dedicação dos mentores e mentorados neste projeto, destacando que ao seu término, tem a certeza de que os novos profissionais do Direito estarão mais bem preparados para o mercado de trabalho. “O projeto de mentoria tem sido uma valiosa oportunidade para promover o desenvolvimento e preparação dos jovens advogados, proporcionando um ambiente de aprendizado e crescimento mútuo”, afirma a presidente.
Para ela, essas iniciativas da OAB Rondônia demonstram “o compromisso da gestão do presidente Márcio Nogueira em apoiar e fortalecer a advocacia, incentivando a formação e aprimoramento dos profissionais em seu início de carreira”.
O encerramento da 1ª edição do Projeto Mentoria da Jovem Advocacia ocorrerá no dia 09 de agosto, com a palestra do advogado Rafael Lara, presidente da OAB Goiás. Sob o tema “Advocacia no Mundo Real – Experiências e Desafios na Carreira Jurídica”, a palestra proporcionará insights valiosos e orientações para a trajetória profissional dos mentorados, que terão a oportunidade de compartilhar suas vivências e desafios enfrentados na prática jurídica.
O evento será realizado em formato híbrido, permitindo a participação tanto presencialmente quanto virtualmente.