Na manhã de hoje, mais uma operação policial intitulada “FRATER”, sob a Coordenação da Delegada de Polícia Ádria Viero da Costa, foi desencadeada pela Delegacia de Repressão à Ações Criminosas Organizadas – DRACO 1, Núcleo integrante da Delegacia de Estratégia e Inteligência da Polícia Civil do Estado de Rondônia – DEI/PC/RO.

A ação ocorreu em continuidade às investigações da Delegacia de Combate à Lavagem de Dinheiro do Estado do Ceará – DLCD/PC/CE e resultou no cumprimento de 03 (três) mandados judiciais de prisão e 09 (nove) mandados judiciais de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e apreensão de veículos nas cidades de Ubajara/CE e Porto Velho/RO.

Os mandados foram expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa da Comarca de Fortaleza/CE, a pedido da Polícia Civil do Ceará e as investigações ocorreram após um flagrante por tráfico de drogas avaliados em R$ 6,3 milhões de reais, ocorrido em 27 de abril de 2021, na cidade de Tianguá-CE (https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/04/27/prf-e-pm-apreendem-mais-de-60-kg-de-droga-avaliada-em-r-6-milhoes-em-veiculo-na-cidade-de-tiangua-no-ceara.ghtml). Esse evento foi o ponto de partida para as investigações que miravam um grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico interestadual de drogas, com base no Norte do país, mais especificamente na cidade de Porto Velho/RO, o qual enviava a substância ilícita para a região da serra da Ibiapaba, no Ceará.

Iniciado há dois anos e graças a um árduo trabalho policial de coleta de informações, a investigação culminou com êxito no cumprimento da diligência. No total, também foram bloqueados e/ou apreendidos 15 (quinze) veículos automotores durante a operação, representando um impacto significativo nos recursos utilizados pela organização criminosa.

A identidade dos presos não será divulgada no momento e eles permanecerão à disposição do Poder Judiciário, que conduzirá os próximos passos do processo legal. A escolha do nome “FRATER” para operação policial se deve ao termo “fraternidade”, que significa irmandade ou conjunto de irmãos, derivado do latim fraternitas.

Importante enaltecer a relevância do trabalho realizado por todos os órgãos da Segurança Pública, e em especial,  da Polícia Civil do Estado de Rondônia, em coibir  a atuação de grupos criminosos, bem como destacar a participação ativa da sociedade nesse processo, encorajando-a a contribuir com o enfrentamento desse desafio, por meio do Registro de Ocorrências Policiais nas Delegacias de Polícia de forma presencial ou ON LINE, através do link –  https://pc.ro.gov.br/delegacia-virtual/ levando os fatos ao conhecimento das autoridades ou através das Denúncias Anônimas, utilizando os números (69)984390102 (Whatsapp) e/ou 197 (discagem gratuita por ligação telefônica).