Evento reúne parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal.

 

O deputado Alex Redano (Republicanos) participou, na manhã desta quinta-feira (22), da IV Reunião ampliada do Parlamento Amazônico, realizada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O encontro acontece no Plenário da Casa, reunindo diversos parlamentares da Região Norte, o evento conta ainda com a presença de deputados do estado do Mato Grosso, que integram o Parlamento Amazônico.

Entre as pautas que estão sendo discutidas estão a regularização fundiária, o licenciamento ambiental, exploração mineral, e a geração de emprego e renda, na região amazônica. O deputado Alex Redano agradeceu a deputada Edna Auzier, presidente do Parlamento Amazônico, pela organização desta importante reunião que garantirá a população desses estados segurança, mas isso depende de uma reforma no código florestal.

O Parlamento Amazônico foi estabelecido pela Declaração da Amazônia, de 1989. A intenção era criar um órgão regional parlamentar que pudesse assegurar a ação conjunta e concertada para a preservação dos direitos da Amazônia e para a promoção do desenvolvimento na região. Depois de quase dez anos de inatividade, foi retomado no final de 2020 e teve reuniões remotas em 2021. Reúne parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso.