A produção agropecuária do Estado de Rondônia vem registrando números expressivos, o que tem chamado a atenção das autoridades e do setor econômico. O deputado CironeDeiró tem trabalhado ao lado do governador Marcos Rocha, pela liberação de recursos para atender as associações de agricultores e prefeituras, na compra de equipamentos e insumos para melhorar a produção agrícola.
Cirone destacou o fato de Rondônia ter se tornado o segundo estado com a maior produção agropecuária da região Norte, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O setor movimenta mais de R$ 20 bilhões e garante ao estado a 11° posição do país. “São números que trazem um ambiente econômico de estabilidade e contribuem para colocar nosso estado em posição na geração de emprego e renda”, afirmou.
Outra posição alcançada por Rondônia que merece destaque, segundo Cirone, é o 3° lugar entre os maiores produtores de peixes do país e o 1 da Região Norte. A produção alcançada é de 57.200 toneladas, de acordo com o Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura. Mesmo com uma redução de 4% em relação ao ano de 2021, o estado se manteve no topo da produção brasileira. “A produção de proteína animal, especialmente do peixe tem conquistado novos mercados a cada ano”, justificou.
Segundo Cirone, dados divulgados no 1º Levantamento da Safra de Café 2023, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostram que a produção de café em Rondônia deverá atingir 2,94 milhões de sacas de café conilon beneficiado, volume 5,1% maior que o da safra anterior. Na avaliação do deputado, esses números demonstram que os cafeicultores rondonienses estão colhendo os resultados das inovações que foram incluídas no processo de plantio e colheita do grão. “Tenho trabalhado para apoiar o trabalho da Emater com a assistência técnica, além de garantir a liberação de recursos para as associações de cafeicultores”, garantiu.
Diante do atual cenário positivo, Cirone ressalta a importância de investir ainda mais no setor agropecuário para dinamizar e expandir o potencial econômico de Rondônia. Segundo ele, com o engajamento dos profissionais e o comprometimento dos órgãos responsáveis, o estado promete continuar trilhando um caminho de progresso. “Os últimos anos têm sido marcados pelo reconhecimento da cafeicultura rondoniense em nível nacional. A cada ano, o nível de qualidade da bebida tem melhorado de forma significativa ”, explicou.