O Ministério Público de Rondônia promoveu na última sexta-feira (24/3), no auditório do edifício-sede em Porto Velho, a deflagração da 5ª etapa de expansão do Sistema Extrajudicial Eletrônico – Extradigital, que alcançará as Promotorias que atuam com procedimentos extrajudiciais na capital.

A etapa de expansão foi iniciada com uma palestra de ambientação para os Promotores de Justiça de Porto Velho/RO e seguirá com a realização de treinamento para os servidores, no período de 27 a 31 de março, das 7h30 às 13h30, na sede da Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (ESMPRO).

A capacitação é ministrada pelos Promotores de Justiça Tiago Lopes Nunes (Coordenador de Planejamento e Gestão) e Felipe Magno Silva Fonsêca (Encarregado de Proteção de Dados Pessoais), e pelos servidores Werley Hudson da Silva (Analista de Sistemas) e Sheila Patrícia Mota Neves (Assessora de Planejamento e Gestão).

Durante a abertura do curso, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, ressaltou o trabalho realizado pelos servidores da instituição, em especial os servidores de Tecnologia da Informação. “Os avanços conseguidos nos sistemas, tão necessários para eficácia na execução da atividade-fim, só foram alcançados graças aos esforços e dedicação dos servidores que se dedicaram exclusivamente ao projeto”, destacou.

O Promotor de Justiça Felipe Magno Silva Fonsêca também evidenciou a forma como o sistema consegue fomentar a eficiência da atuação do MPRO, a exemplo do acesso simultâneo a processos, que só é possível com os processos na forma eletrônica. O Promotor frisou ainda que o processo eletrônico é mais uma forma de proporcionar qualidade de vida aos membros e servidores da instituição.

Na oportunidade, o Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes falou da importância da implantação dessa nova sistemática do Extradigital, a fim de evitar equívocos, alinhando os conhecimentos em computação com a dinâmica do trabalho no dia a dia, ponto crucial para a melhoria dos sistemas de forma geral.

O Sistema Extrajudicial Eletrônico – Extradigital – trata-se de um software desenvolvido pela própria Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do MPRO, com implantação determinada pela Portaria Conjunta nº 19/2020, da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral do Ministério Público, para agilizar a tramitação de procedimentos, substituindo a modalidade de gestão processual por meio físico, com o intuito de melhorar, ainda mais, a qualidade da prestação do serviço público.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI) MP/RO