Em documentos obtidos pelo Correio, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e a Comissão de Ciência e Tecnologia seguem com a presidência em aberto. Demais colegiados já estão definidos

A definição das comissões nas duas casas do Poder Legislativo tem movimentado os bastidores. Documentos obtidos pelo Correio na noite desta terça-feira (7/3) mostram que a definição das comissões desenha a configuração dos novos grupos de debate no Senado Federal. Na presidência do colegiado mais disputado na Casa Alta, o de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), fica Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ex-presidente do Congresso Nacional.

Na Comissão de Assuntos Econômicos, a CAE, um dos mais importantes colegiados, com 27 titulares e 27 suplentes, está designado como presidente o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Cardoso já atuava como vice-presidente do grupo. Na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a CRE, o líder será o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) terá como presidente o senador Humberto Costa (PT-PE). A Comissão de Meio Ambiente (CMA) será liderada por Leila Barros (PDT-DF). Já a CDH (Direitos Humanos e Legislação Participativa) será presidida por Paulo Paim (PT-RS).

No agro, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) terá a liderança de Soraya Thronicke (União Brasil-MS). A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) é disputada por Flávio Arns (PSB-PR) e Eliziane Gama (PSD-MA). Na Segurança Pública (CSP), colegiado de relevância para a oposição, a disputa é entre Omar Aziz (PSD-AM) e Styvenson Valentim (Podemos-RN).

Seguem em aberto a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), com nome do MDB, e a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), com nome a definir do PSDB.

As prévias ocorrem após uma série de encontros com indefinições sobre as comissões. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve bater o martelo junto a líderes partidários sobre a divisão das presidências das 24 comissões permanentes nesta quarta-feira (8/3).

Na Câmara, alguns caminhos foram traçados. O governo tem assegurado o comando da comissão mais importante da Casa, a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), assim como o colegiado que discute Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na saída do jantar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), assegurou ao Correio que a definição das comissões será confirmada ainda nesta quarta-feira.
Fonte: CorreioBraziliense