O GAC, também impulsionou a busca por informações e tratamento, a partir dos primeiros sintomas, o que aumenta as chances de cura

Jaru, mais uma vez foi destaque no Ministério da Saúde. Além de receber menção honrosa, por ações realizadas no enfrentamento a Hanseníase, o município também ganhou seis páginas no livro Experiências Exitosas em Hanseníase.

O conteúdo apresenta os resultados do Grupo de Autocuidado -GAC, implantado com o objetivo de compartilhar experiências que contribuem para a prevenção de agravos, especialmente das incapacidades físicas relacionadas à doença, tanto para pacientes de Jaru, quanto das cidades vizinhas.

Em atividade desde 2017, o GAC, conta com uma equipe multiprofissional, formada por médico especialista em estratégia saúde da família, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, e agente comunitário de saúde.

Entre outras importantes atividades, os profissionais são responsáveis por trabalhar o empoderamento e orientar as pessoas dentro dos seus respectivos contextos para que possam adotar cuidados capazes de promover saúde.