O DIA NA HISTÓRIA

RONDÔNIA
1948 – Os deputados federais Castelo Branco e Hugo Carneiro (AC) propõem a criação do Tribunal de Justiça dos Territórios – O Acre ainda era Território e Rondônia só tinha um deputado federal.
1985 – Edição com 4 fatos importantes: 1 – Muito choro na destruição da Vila “Erse”; 2 – PDS pede ao governador Jorge Teixeira que fique no partido; 3 – Acaba a intervenção do Estado nos municípios de Vilhena e Ji-Paraná; 4 – Rebelião no carnaval com denúncias das escolas “Diplomatas” e Caiari.

COMEMORA-SE
Dia Internacional da Luta contra o Câncer na Infância.
Católicos lembram Santo Onésimo, Santo Faustino e Santa Jovita.

BRASIL
1500 – Pedro Álvares Cabral é nomeado capitão-mor da armada portuguesa. 1710 – Instalada a vila do Recife. 1878 — Fundação do Theatro da Paz (Belém/Pará).

MUNDO
1493 — Carta de Cristóvão Colombo descreve suas descobertas e o que encontrou no Novo Mundo. 1564 – Nasce Galileu Galilei (m. 1642) físico, matemático e astrônomo. 1875 – Eça de Queiroz publica “O Crime do Padre Amaro”. 2003 – O Vaticano abre os arquivos secretos sobre as relações com a Alemanha Nazista.

FOTO DO DIA

 
Criada, ainda não oficializada, sem diretoria e nem capital próprio, praticamente uma ideia de mesa de bar, que normalmente acaba depois do porre, e um porre de carnaval, a ideia de criar uma banda no carnaval portovelhense vira notícia.
Tudo porque o jornalista Evamar Mesquita, um dos idealizadores foi direto do bate-papo daquele sábado para o jornal “O Guaporé”. “Cheguei e gritei que tinha uma notícia de primeira página e que eu queria a manchete principal da edição.
“Porto Velho Vai ter sua Banda” – e na linha de apoio – “Empresário Manelão do Chaveiro Gold assume coordenação da Banda do Só Vai Quem Quer”. Isso a uma semana da terça-feira “gorda”.
Em entrevista ao jornal “Diário da Amazônia”, o jornalista Zé catraca, autor do hino da Banda, lembrou: “Manelão se apavorou e para preservar o nome da sua empresa “Chaveiro Gold” assumiu a confecção das camisetas feitas em Campinas”. Um pacote de 500 camisas.
No dia seguinte, 28 de janeiro,  O Guaporé trouxe sua edição com a manchete de capa “Uma Banda abre o Carnaval de Porto Velho” (foto). “Aí não deu mais para segurar”, lembrou Mesquita citando frase de um participante das nervosas reuniões daquele início: “alea jacta est”.