Técnico do campeão está empolgado de dividir o cage em luta de despedida de Fedor Emelianenko: “É uma honra”
Ryan Bader será uma das atrações do Bellator 290, que será realizado neste sábado, na Califórnia. O americano terá pela frente Fedor Emelianenko, em uma disputa pelo cinturão do peso-pesado, que marca a despedida da lenda russa dos cages.
Em entrevista exclusiva ao Combate, Jair Lourenço, treinador de Bader, contou como foi a preparação do americano para essa luta.
– Ele tem evoluído muito na parte técnica, apesar da idade. Trocação e o chão melhorou muito. Fiz muitos ajustes no wrestling dele. E também na defesa de queda contra a grade. Eu vim para cá justamente para trabalhar com ele. Essa luta optamos por escolher usar as três áreas. Trocar bastante. Quando tiver a oportunidade derrubar. Finalizar a luta no chão. A gente quer explorar isso, porque ele melhorou muito o chão dele. Tem muito lutador que ganha faixa de presente e nem kimono veste. Falei logo para ele que comigo ele teria que fazer por merecer para ter a faixa-preta. Tem lutador que recebe faixa dentro de octógono. Isso para mim não existe.
Jair contou que, apesar da primeira luta entre Bader e Fedor ter acabado rápido, com vitória do americano em apenas 35 segundos, o planejamento era levar o russo até o quinto round e explorar o cansaço do oponente. A estratégia para este sábado é a mesma.
– É uma caixinha de surpresas. A primeira luta tínhamos o objetivo de levar o Fedor o mais longe possível. O Fedor nunca fez uma luta de cinco rounds, já fez camp para isso, mas luta não. Ele só fez aquele camp e o plano era levar a luta o mais longe possível. Mas o Bader tem aquele cruzado muito bom e tem também o direto muito forte. O plano é levar a luta o quanto mais longe. Esperto e atento às janelas que podem abrir para fechar a luta antes. Bader ficou fintando e baixou o nível para jogar o cruzado por cima. Bader tem um bom condicionamento, então a estratégia é lutar os cinco rounds. Eu gosto de deixar o lutador pronto para os cinco rounds e preparado para explorar essas oportunidades de finalizar a luta
O técnico aproveitou o momento para comentar da honra e felicidade, tanto dele quanto de Bader, em realizar e participar da despedida de Fedor do MMA.