Na última semana, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), participaram de uma oficina de qualificação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Afonso Mansur. Parte do encontro, foi dedicado para o treinamento de acesso ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que permitirá uma maior nitidez no atendimento hospitalar da rede pública.
O Sisreg é um sistema web de nível nacional, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, aos estados e municípios, para a administração do Complexo Regulador. Ele permite o controle do acesso aos serviços de assistência à saúde de maneira informatizada, utilizando o identificador único do paciente através do Cartão SUS.
Richael Costa, secretário municipal de Saúde, explica a finalidade da capacitação. “Com o treinamento, os servidores são qualificados para oferecer ao público, o melhor atendimento utilizando o Sisreg, assim quando os pacientes forem em qualquer unidade básica mais próxima de sua residência, terão o acesso ao sistema de saúde de forma facilitada, oferecendo transparência para a verificação da fila de demandas e o número de atendimentos realizados”, aponta o secretário.
O sistema engloba desde a rede básica à internação hospitalar, visando uma prestação de atendimento igualitário para todos que têm acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes terão os dados básicos de comunicação atualizados, e serão classificados para atendimento, e os casos mais graves serão priorizados. Quando cadastrados na fila virtual, os pacientes precisam esperar a chamada para o atendimento, sendo informados um dia antes da consulta, por e-mail ou mensagem pelo celular.