Segundo a presidente da comissão eleitoral da CMAS, Mirian Madallon, o número insuficiente de inscritos para a nova diretoria foi um dos motivos que levaram a prorrogação e o agendamento da nova data. Segundo ela, o cronograma sofreu alterações para seguir corretamente as etapas da eleição.
De acordo com o novo cronograma, o prazo para inscrições segue até o dia 26 de agosto, dez dias após a divulgação do 2° edital. A comissão tem até 1º de setembro para impugnar a inscrição, e os candidatos até o dia 6 para entrar com recurso. No dia 12, a comissão vai responder aos recursos. No dia 15 de setembro, haverá sorteio para ordem dos candidatos na cédula.
Cinco dias antes da eleição, no dia 23, será realizado o cadastro para credenciamento da Assembleia Eletiva. Os 18 novos membros do poder público, representantes da sociedade civil e entidades inscritas no CMAS eleitos tomam posse no dia 11 de outubro de 2022.
O CMAS tem a função de avaliar e deliberar as políticas públicas de assistência social, por meio de debate, e estabelecer também normas de fiscalização da prestação de serviço. Todas as ações são baseadas nos princípios da Lei de Organização da Assistência Social (LOAS).