Operação Praesentia tem o objetivo de fortalecer a segurança nas unidades de detenção.
Sete aparelhos celulares e porções de uma substância que aparenta ser maconha foram encontrados na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, durante operação realizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), na segunda-feira (6).
A ação durou quatro horas e teve a participação de mais de 60 policiais penais, além de três cães farejadores. Foi feita uma varredura na penitenciária em busca de armas e drogas. Nenhum armamento foi encontrado, mas aparelhos celulares e 150 gramas de droga.
A operação foi nomeada de Praesentia, que significa presença em latim, ou “estar à frente”. O objetivo da ação é fortalecer a segurança nas unidades de detenção.
Policiais revistaram penitenciária de Porto Velho em busca de armas e drogas — Foto: Divulgação
Há menos de duas semanas, foi deflagrada pelo governo do Estado também a operação Restitui, que recolheu 21 indivíduos por descumprimento das regras de monitoramento através de tornozeleira eletrônica.
Na ocasião também foram realizadas três prisões em flagrantes por porte ilegal de arma de fogo e um foragido da Justiça foi capturado.