No dia 2 de abril, sábado, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mas dando início às atividades alusivas à data, o Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA), braço da AWAS Central da Igreja Metodista Wesleyana realizará uma série de atividades para destacar a importância do tema e proporcionar à comunidade autista momentos de lazer e cuidados, mas principalmente de conscientizar a sociedade sobre o que é o autismo para que haja empatia e sensibilização.

O autismo segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DMS-5), é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e componentes repetitivos e restritos. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia a de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o objetivo de levar informação à população em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Eventos

Em parceria com o Sesc , o CMMAA inicia a programação no dia 1º de abril com o evento “Happy Day Movidos pelo Amor”, no Sesc Campestre, das 10 às 16 horas, onde as crianças poderão desfrutar de um dia de lazer juntamente com sua família.

Já no dia 2 de abril, na data oficial do evento, a programação é extensa. No Tudo Aqui tanto do centro, como no Porto Velho Shopping, das 8 às 12 horas, haverá a emissão da Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, com validade por 5 anos em todo o território nacional. Menores de 16 anos precisam estar acompanhados do responsável, sendo que este (a) deve apresentar seu RG.

Ressalta-se que a gratuidade é só para a 1ª via. Documentos necessários: certidão de nascimento ou casamento (civil) – sem rasura e em perfeito estado e comprovante de residência (original e cópia); laudo médico que a pessoa está no espectro do autismo e CPF, sendo este último opcional (levar somente cópia). Obrigatório levar duas fotos 3×4. Caso a pessoa já tenha o RG mas queira tirar outra com a identificação do TEA será paga a taxa de R$ 153,72.

Durante todo o dia haverá um quiosque, das 10 às 22 horas, no térreo pela entrada do chafariz, com atendimento realizado por voluntários (pais e terapeutas), que estarão à disposição para fornecer informações sobre o Transtorno do Espectro Autista.

No Espaço TEAcolho serão oferecidos diversos serviços como avaliação nutricional, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cuidados com a pele (higienização facial e hidratação), maquiagem; espaço lúdico (pintura facial, oficina de arte, escultura de balões); exposição de arte – telas do artista plástico Vitor Macena e exposição de desenho do artista Gerson Raduan Pedraza do Vale. É preciso fazer o agendamento pelos telefones: 99204-2835 (Cris) ou 99371-1716 (Paula).

A soltura de balões acontece tradicionalmente às 17 horas em frente ao chafariz do Porto Velho Shopping. Marxlene Bezerra aproveitou a oportunidade para esclarecer que os balões serão entregues aos participantes gratuitamente, pois o objetivo não é arrecadar recursos, mas sim, que as pessoas participem do evento visando a conscientização em prol de uma sociedade mais inclusiva.

Nos últimos dois anos a data não pôde ser comemorada como a comunidade autista gostaria, devido à pandemia, mas segundo a coordenadora do CMMAA, Marxlene Bezerra, com a vacinação do Covid-19 estar bem adiantada, não poderiam deixar essa data passar em branco. 

O evento tem como patrocinadores o Porto Velho Shopping, Igreja Metodista Wesleyana Central, AWAS, IESB, Senac, Sesc e Tudo Aqui.