A Promotoria de Justiça de Buriticupu abriu duas investigações para apurar supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Buriticupu. Os levantamentos estão aos cuidados do promotor de justiça José Orlando Silva Filho.

As investigações foram iniciadas nessa terça-feira 19. O município é comandado pelo prefeito Zé Gomes (PRB) desde 2012, quando foi eleito pela primeira vez. A sua esposa, a primeira-dama Betel Gomes (PRB) é a atual secretária municipal de educação do município.

Dentre os possíveis crimes objeto das investigações estão o de funcionários fantasmas, peculato, exercício irregular de cargo público, cargas horárias irregulares, inserção de dados falsos nos sistemas informatizados e bancos da administração pública municipal, e uso indevido dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Todas as suspeitas de irregularidades estão sendo apuradas através de um procedimento administrativo e de um inquérito civil.