O militante petista Augusto Lobato é o novo presidente do PT do Maranhão. Ele obteve a maioria dos votos dos delegados do partido em votação ocorrida, no final da tarde deste sábado (13), na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão, no Araçagi, durante o congresso estadual da legenda.

A eleição foi simples. Os delegados estaduais foram convocados apenas a levantarem os crachás para dizer em qual dos candidatos votavam.

Os diretórios estaduais do Partido dos Trabalhadores, no país, estão realizando, por todo este mês de maio, seus congressos locais na segunda etapa rumo ao 6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva, com eleições simultâneas em 24 estados, já que Bahia, Pernambuco e Maranhão adiaram as datas.

No Maranhão, uma disputa muito acirrada pôde ser observada pelo controle do partido no Estado entre o deputado estadual Zé Inácio Rodrigues, cuja a chapa teve a maioria na polêmica votação de 09 de abril que ficou até subjúdice, e o petista Augusto Lobato que viabilizou com uma estratégica articulação política.

Os delegados estaduais, escolhidos em abril, votaram, neste sábado (13), para presidente estadual, chapa de diretório e para delegados nacionais, que terão direito a voto na etapa nacional que deve acontecer entre os dias 1º e 3 de junho.

A executiva estadual é obrigada a levar em conta as regras de paridade do PT, que são: metade de mulheres e de homens, 20% de jovens e 20% de cotas para negros e índios.

Estão aptos a votar na eleição nacional, em todo o país, 8.920 delegados estaduais – eleitos no Processo de Eleições Diretas municipal realizado no dia nove de abril.