As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 estão abertas, com prazo até o dia 19 de maio. O procedimento é totalmente online e deve ser feito através do site do Enem. A taxa de inscrição será de R$ 82 reais, 14 reais a mais do que o ano passado. O pagamento deve ser feito até o dia 24 do mesmo mês.

Isenção

Estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na lei 12.799/2013 – que isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50. O Inep informa que vai conferir todos os pedidos de isenção. Caso o candidato não se enquadre, poderá gerar o boleto e pagar a taxa para participar do Enem. Se as informações prestadas forem falsas e for constatada concessão indevida de isenção, o participante será eliminado do exame e terá que ressarcir a taxa.

Caso um estudante isento da taxa não compareça ao exame, só poderá utilizar o benefício no ano seguinte caso comprove a ausência por meio de documento oficial ou atestado médico.