A universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou o nome das três obras literárias de leitura obrigatória que serão utilizadas no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES – 2018). A universidade utilizará esses livros para elaborar questões que serão aplicadas nas duas etapas do PAES na prova de língua portuguesa, produção textual e literatura.

Dias e Dias – Ana Miranda

História e ficção se encontram neste romance sobre o amor de uma mulher pelo poeta Antonio Gonçalves Dias, autor da “Canção do exílio”. A narrativa combina a paixão da jovem Feliciana pela escrita romântica com a descrição dos costumes brasileiros no século XIX, a descoberta da cultura indígena e o refinamento da sensibilidade feminina. Clique AQUI para baixar este livro no formato PDF. 

Cais da Sagração – Josué Montelo

Romance do mar do litoral nordestino e de seus barqueiros. Uma lição de vida que ressalta o valor da força de vontade: o barqueiro Severino, desenganado pelo médico, decide fazer uma viagem que deve ultrapassar o limite da vida. Clique AQUI para baixar este livro no formato PDF.

Reunião de Poesia – Adélia Prado

Esta antologia de bolso, composta de 150 poemas, foi organizada a partir dos sete livros de poesia da autora: Bagagem (1976), O coração disparado (1978), Terra de Santa Cruz (1981), O pelicano (1987), A faca no peito (1988), Oráculos de maio (1999) e A duração do dia (2010). Poesia de Adélia perpassa pelo mais comum da vida cotidiana, e é na santificação dos menores atos que ela nos revela uma mulher em pleno transbordamento de paixão. Clique AQUI para baixar este livro no formato PDF.