O Facebook está em fase de testes de uma nova ferramenta que tem o objetivo de ajudar usuários da rede social que estejam demonstrando algum potencial para cometer suicídio. A função trabalha da seguinte forma: Pessoas que estiverem assistindo a uma transmissão ao vivo no Facebook poderão reportar um comportamento preocupante da pessoa que está fazendo a live através de um novo botão. O Facebook então vai conferir o conteúdo e repassar a situação para instituições especializadas em ajudar nesse tipo de caso.

A função será exibida em transmissões ao vivo através de um coração, branco ou azul, com uma interrogação no meio, e a pessoa que está relatando o problema poderá dar mais detalhes logo em seguida. A adoção desse recurso provavelmente é uma resposta da empresa para a viralização de um vídeo de suicídio ao vivo de uma garota de 12 anos que ocorreu no começo deste ano.

Além disso, a empresa também começou a implantar um sistema de inteligência artificial que vai avaliar padrões comportamentais de usuários. Quando alguma coisa preocupante relacionada a suicídio é identificada, a rede social entra em contato automaticamente pelo Messenger.

Nos EUA, organizações dedicadas a dar suporte emocional a pessoas que estão pensando em suicídio serão integradas diretamente ao mensageiro da empresa. Contudo, ainda não há informações sobre a possibilidade de a novidade ser expandida para outras regiões.