2.000 civis já deixaram Irpin, onde mulher e duas crianças morreram após ataque em rota de fuga

140

Irpin é um subúrbio perto da capital que está sob forte ataque russo. Moradores têm tentado fugir para Kiev por uma estrada que passa por uma ponte derrubada.

Cerca de 2.000 civis já deixaram a cidade de Irpin, perto de Kiev, a capital ucraniana, segundo divulgado pela polícia nesta segunda-feira (7).

Foi em Irpin que, neste fim de semana, uma mulher e duas crianças, mãe e filhos, morreram após um ataque de morteiro russo à rota de fuga que os moradores locais estão usando para escapar do avanço das tropas invasoras.

As informações divulgadas pela polícia não deixam claro em que período as evacuações ocorreram.

A explosão que matou a mulher as duas crianças no fim de semana ocorreu num trecho da estrada logo após a passagem da ponte.

O morteiro “caiu na rua, levantando uma nuvem de poeira de concreto e deixando uma família — uma mãe, um pai, um filho adolescente e uma filha que parecia ter cerca de 8 anos — atirados no chão. Soldados correram para ajudar, mas a mulher e as crianças estavam mortas. O pai ainda tinha pulso, mas estava inconsciente e gravemente ferido”, relata o jornal “The New York Times”, que tinha repórter no local.

Punição

O presidente da UcrâniaVolodymyr Zelensky, prometeu vingança contra as forças russas após a morte da família. “Encontraremos todos os bastardos”, disse ele.

“Eles estavam apenas tentando sair da cidade. Escapar. Toda a família. Quantas dessas famílias morreram na Ucrânia? Não vamos perdoar. Nós não esqueceremos. Vamos punir todos os que cometeram atrocidades nesta guerra”, disse Zelensky em um comunicado em vídeo.